quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

TENDÕES FLEXORES

Tendões Flexores

Os músculos que dobram ou fletem os dedos são chamados tendões flexores. Essa ação de flexão dos dedos é realizada por extensões dos músculos (como cabos de marionetes) chamados de tendões, que conectam os músculos ao osso. Esses músculos originam-se nas regiões do cotovelo e do antebraço, transformam-se em tendões no meio do antebraço e conectam-se aos ossos nos dedos. Nos dedos os tendões passam através de anéis fibrosos chamados de polias, que guiam os tendões, mantendo-os junto aos ossos e tornando a movimentação das articulações mais efetiva.
Cortes profundos no lado palmar do punho, mão ou dedos podem lesar os tendões flexores além dos nervos e vasos sanguíneos adjacentes. A lesão pode parecer simples por fora mas na verdade é muito mais complexa por dentro. O tendão é como um elástico sob tensão. Quando há uma lesão completa, cada lado da lesão se afasta e o dedo não pode ser movimentado voluntariamente. Por outro lado, em lesões parciais do tendão, ainda é possível dobrar o dedo ainda que com dor e creptação durante a movimentação, Se não tratada esta lesão parcial pode tornar-se total.

Como lesões de tendões flexores são tratadas?

Tendões são feitos de células vivas. Se os lados do tendão cortado forem novamente coaptados, inicia-se o processo de cicatrização. Como os cotos tendinosos afastam-se após uma lesão, a cicatrização só se fará com uma cirurgia onde o tendão terá suas partes reconectadas.
Seu médico lhe orientará sobre a importância de realizar a cirurgia o mais rápido possível. Há várias maneiras de se reparar um tendão lesado e a escolha do melhor método se dará em função do tipo de lesão. Nos dedos é muito importante a preservação de algumas polias e há muito pouco espaço entre o tendão e a polia para se fazer o reparo. Nervos e vasos sanguíneos adjacentes também devem ser tratados. Depois da cirurgia a área lesada deve ser protegida de movimento para que ainda na primeira semana de pós operatório seja iniciado um programa específico de reabilitação com mobilização passiva das articulações envolvidas e mobilização ativa tão logo o Terapeuta da Mão e o Cirurgião orientem. Se houver uma mobilização ativa precoce pode ocorrer a ruptura do tendão. O processo de cicatrização dura 3 meses após a cirurgia e em muitos casos a movimentação normal não retorna. Se há dificuldades para dobrar o dedo ativamente( com a própria força muscular), isso pode significar que houve nova rotura do tendão ou que este está aderido às estruturas vizinhas já que o processo de cicatrização envolve não só os tendões mas também os tecidos adjacentes e isso pode prejudicar o deslizamento do tendão e conseqüentemente a flexão do dedo. Muitas vezes a Terapia da Mão pode resolver este problema mas quando isso não for possível , uma cirurgia para liberar o tecido cicatricial ao redor do tendão pode estar indicada.

7 comentários:

  1. que exercicios posso fazer para reabilitação de ronpimento dos tendoes do carpo?
    sou professor de ed. fisica e rompi os meus tendoes, fiz cirugia e nao posso pagar um fisioterapeuta para fazer reabilitação.
    por favor mande dicas para dangoes10@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. FIZ UMA CIRURGIA, RECENTEMENTE, HÁ 25 DIAS. COMO O MEU MÉDICO ME ATENDEU COM DESCASO, POR TRABALHAR EM PÉSSIMAS CONDIÇÕES (TÊM QUATRO EMPREGOS), ESTOU RECORRENDO A INTERNET, E VOCÊ FOI GENTIL EM REPASSAR ESTAS INFORMAÇÕES, AS QUAIS ME SERÃO ÚTEIS NA RECUPERAÇÃO DO MEU DEDO INDICADOR, O QUAL NÃO PASSOU POR FISIOTERAPIA AINDA (ERRO) E ESTÁ COM POUCO MOVIMENTO, ATINGINDO O TERCEIRO DEDO, TAMBÉM, sOMOS ATENDIDOS COM FRIEZA E DESATENÇÃO EM UBERLÂNDIA, EM TODAS AS ÁREAS MÉDICAS. aTENÇÃO BRASIL: VENHAM PARA CÁ. OS PACIENTES DE UBERLÂNDIA AGUARDAM BONS HOSPITAIS E CLÍNICAS COM MÉDICOS DESESTRESSADOS E HUMANOS. OS PRODUZIDOS PELA FEDERAL DE UBERLÂNDIA SÃO GRADUADOS PARA SEREM LOUCOS. FORA MAUS PROFESSORES DA UFU! MARAJÁS RELAPSOS. PAREM DE MATAR E REVOLTAR FORMANDOS!!

    ResponderExcluir
  3. Cortei me gravemente no braco esquerdo (pulso), cortou os tendoes e alguns vasos atingiu ate ao osso(radio-cubito) recorri a um hospital e fizeram a cirurgia. Estou preocupado:Temo que a cirurgia tenha sido mal feita porque fui a um hospital publico(falta de meios). os dedos nao estao mexendo ainda, teu conselho, sua opiniao, qualquer coisa, sera util pra mim

    ResponderExcluir
  4. CORTEI-ME GRAVEMENTE NO BRACO ESQUERTO, CORTARAM ALGUNS VASOS, E OS TENDOES, RECORRI AO HOSPITAL, MAS POR FALTA DE DINHEIRO UM HOSPITAL PUBLICO. O ATENDIMENTO NAO E DOS MELHORES, NAO TIVE ALTERNATIVAS. ESTOU PREOCUPADO: TEMO QUE A CIRURGIA TENHA SIDO MAL FEITA, OS DEDOD NAO ESTAO A MEXER PRA CIMA. QUE FAZER??????????

    ResponderExcluir
  5. cortei os 4 dedos da mão direita e sofri lesões seria q deixaram os dedos sem flexões esta duros, mais vou fazer uma cirurgia porem o plano de saúde e o dia do medico para consulta complicou o procedimento, pois já fazem mais de um mês q estou no aguardo. minha duvida é até quanto tempo pode-se esperar e se com a demora não vou ter bons resultados? Favor seria muito importante a resposta para todos q estão com esse tipo de problemas!

    ResponderExcluir
  6. estou a 2 semanas com pos operatorio cortei o dedo no box do banheiro fui diretamente para o medico publico fui muito bem atendida minh dar tudo certo
    a cirrurgia foi otima estou em recuperacao doi muito mais se deus quizer vai

    ResponderExcluir
  7. Meu caso foi pior, meu marido queria me abandonar e inventou que eu tinha agredido a mãe dele, ele é que tinha rompido meu tendão do dedo do meio, eu pensei que era mais uma daqueles puxões mais não fiquei na prisão 3 dias, quando voltei sem nada, a médica falou da gravidade tinha que operar, só que demoraram 1 mês para autorizarem, estou fazendo fisioterapia, fui a delegacia da mulher, estou com minha mãe, e ele me desprezou e ficou com muitas coisas minhas e ainda estou me refazendo, com fisioterapia pois os dedos duros e as dores, coluna dói, terapia, etc... Está muito difícil apesar de toda ajuda.

    ResponderExcluir